23 C
Cuiabá
domingo, 16 novembro 2025
HomeCidadesDocumentário sob o ponto de vista do trabalhador já tem mais de...

Documentário sob o ponto de vista do trabalhador já tem mais de 11 mil visualizações

Date:

Related stories

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Primeira Turma acolhe denúncia da PGR sobre atuação do...

PF investiga servidora da Caixa por fraude que causou prejuízo de R$ 500 mil a clientes no RJ

Operação cumpriu mandados de busca em Campos dos Goytacazes;...

Delegação de Cuiabá disputa Jogos Abertos Estaduais em Lucas do Rio Verde

Participação é resultado do fortalecimento das políticas esportivas implementadas...

O projeto, com pesquisa socioeconômica e gravação de documentário, ouviu ao todo, mais de 300 pessoas em 11 municípios.

Em meio a pandemia, uma equipe de pesquisadores e documentaristas viajaram a municípios fronteiriços de Mato Grosso, para entrevistar famílias, que vivem há gerações em zonas de garimpo tradicional. O projeto, com pesquisa socioeconômica e gravação de documentário, ouviu ao todo, mais de 300 pessoas em 11 municípios.

O objetivo foi apresentar a realidade dessas pessoas, e encontrar soluções sociais, econômicas e ambientais para transformar a situação de vulnerabilidade em que vivem, e irregularidade na qual trabalham. E o resultado foi o Documentário Garimpo Sustentável, o qual já obteve mais de 11 mil visualizações no Youtube. Você também pode assistir clicando nesse link https://www.youtube.com/watch?v=pS81lZWBDA4&t=1810s

O filme foi lançado há um mês durante o 1º Encontro Garimpo Sustentável (EGASUS), realizado em Cuiabá, evento pelo qual passaram mais de 1.110 pessoas. O filme e o evento compõem um projeto, de mesmo nome, que propõe olhar para a problemática da mineração artesanal, tradicional e de pequeno e médio porte, em Mato Grosso, e facilitar a busca de soluções.

Estima-se em Mato Grosso uma população de 15 mil garimpeiros, e os moradores dessas regiões têm problemas em comum, tais como: o difícil acesso, sendo necessários meios de transporte tais como trator, barco ou avião. O baixo crescimento populacional, em razão da emigração de jovens, na maior parte com índice de desenvolvimento humano abaixo da média estadual. E o pouco acesso à energia elétrica via distribuidora, sendo que do total de entrevistados, 75 das residências, não possuem nenhum tipo de acesso a luz, e 131 dependem do gerador à diesel.

O projeto Garimpo Sustentável é realizado pela Cordemato, em parceria com a Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), e com o apoio das Cooperativas de Garimpeiros, Comunidades Garimpeiras Tradicionais, Câmaras de Vereadores e Prefeituras dos municípios de Guiratinga, Tesouro, Poxoréu, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Alta Floresta, Nossa Senhora do Livramento, Alto Paraguai, Nova Bandeirantes e Juína, o Garimpo Sustentável tem como meta principal a regularização das atividades da pequena e média mineração e de cooperativas do setor mineral, para consequentemente melhorar a qualidade de vida nessas regiões.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here