25 C
Cuiabá
domingo, 16 novembro 2025
HomePolíticaNorberto Junior reforça atuação com frente de MT em Brasília para aprovar...

Norberto Junior reforça atuação com frente de MT em Brasília para aprovar PL490

Date:

Related stories

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Primeira Turma acolhe denúncia da PGR sobre atuação do...

PF investiga servidora da Caixa por fraude que causou prejuízo de R$ 500 mil a clientes no RJ

Operação cumpriu mandados de busca em Campos dos Goytacazes;...

Delegação de Cuiabá disputa Jogos Abertos Estaduais em Lucas do Rio Verde

Participação é resultado do fortalecimento das políticas esportivas implementadas...

O vereador e suplente de deputado estadual segue unindo forças e já concentra apoio na luta a favor da propriedade de terra

O vereador Norberto Junior (PL), de Brasnorte, junto com deputados federais do Partido Liberal (PL) e do União Brasil de Mato Grosso, já ajudou a conseguir mais de 200 assinaturas para a aprovação do PL490/07, que é um requerimento de urgência do Deputado Federal Zé Trovão (PL) de Santa Catarina, e será tema de discussão na audiência pública proposta pelo deputado federal Coronel Assis (União).
O PL490 visa transferir a competência para realizar demarcações de terras indígenas do Poder Executivo para o Legislativo, além de determinar o Marco Temporal, uma tese que propõe que não haja ampliação das terras indígenas dentro de propriedades já produtivas, e que continuem sendo reconhecidas aos povos originários as terras que estavam ocupadas por eles na data de promulgação da Constituição Federal de 5 de outubro de 1988.


“Estou em Brasília, segunda viagem ao Congresso nesse ano de 2023, para buscar apoio dos deputados federais do PL e União das bancadas eleitas por Mato Grosso. Estamos trabalhando ativamente para a aprovação do PL490. Como vereador de Brasnorte, estou defendendo a propriedade privada e a segurança jurídica, um trabalho que há anos estamos construindo, com muito ativismo, juntamente com o ex- Deputado Federal Nelson Barbudo (PL). Estamos conquistando as assinaturas necessárias. Já contamos com 225 assinantes e precisamos atingir 257”, ressalta o vereador Norberto Junior (PL).


Além do vereador Norberto, participam da força-tarefa pela aprovação do PL490 o Deputado Federal Zé Trovão (PL), o Deputado Federal Coronel Assis (União), a Deputada Federal Amália Barros (PL), a Deputada Coronel Rubia Fernanda (PL), o Deputado Federal Abílio Brunini (PL) e o Deputado Federal Juarez Costa (MDB).


“Temos inúmeras terras indígenas demarcadas e, com certeza, uma nova demarcação, novas terras, e o aumento dessas terras terão impacto muito forte dentro do setor da agropecuária brasileira”, disse o Deputado Federal Coronel Assis (União) durante a sessão do último dia 29, em que foi aprovado seu requerimento, propondo uma audiência pública para tratar do assunto.


O requerimento foi aprovado por unanimidade e a audiência pública foi marcada para o dia 04 do próximo mês.
“Estamos todos recolhendo assinaturas para que o PL490 seja aprovado”, reforça Norberto.


Para o vereador, a aprovação do PL490 garante a preservação da propriedade privada, pois as terras indígenas já são demarcadas, e os produtores também têm suas terras compradas e homologadas, tudo dentro da lei. Aumentar essas terras seria prejudicar o setor produtivo do país e aumentar a rivalidade entre indígenas e não indígenas.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here