25 C
Cuiabá
segunda-feira, 17 novembro 2025
HomeCulturaWagton Douglas lança segundo livro de contos em Cuiabá

Wagton Douglas lança segundo livro de contos em Cuiabá

Date:

Related stories

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Primeira Turma acolhe denúncia da PGR sobre atuação do...

PF investiga servidora da Caixa por fraude que causou prejuízo de R$ 500 mil a clientes no RJ

Operação cumpriu mandados de busca em Campos dos Goytacazes;...

Delegação de Cuiabá disputa Jogos Abertos Estaduais em Lucas do Rio Verde

Participação é resultado do fortalecimento das políticas esportivas implementadas...

“Histórias para bois e outros bichos dormirem” é o título do livro de contos, que será lançado por Wagton Douglas no próximo dia 6 (quinta-feira), em Cuiabá. Ator, diretor teatral, bailarino, titereiro, coralista, flautista e pedagogo, o autor tem um currículo extenso e diversificado, e se reafirma como contista com o lançamento de seu segundo livro.
Assim como o livro anterior (“Retalhos do cotidiano”, lançado em 2012), “Histórias para bois e outros bichos dormirem” foi publicado por Wagton com recursos próprios (pela Editora Z7, de Porto Alegre). O novo livro, a exemplo do anterior, traz ilustrações do pintor Márcio Aurélio dos Santos e o autor se preocupou em buscar uma edição que valorizasse a obra do amigo.
A publicação de seus contos tem como pano de fundo a maior paixão de Wagton, que é o teatro, a linguagem cênica. Ele acredita que ter seus contos registrados em livro tornam mais viável a encenação de suas criações e isso já está acontecendo graças à parceria com o Coletivo LGBTQIAP+ de Audiovisual Mato-grossense (MT Queer), que elabora conteúdos para a internet (webséries e curtas-metragens) voltados para esse público.
O segundo livro de Wagton Douglas reúne 11 contos, que tratam de temas variados e expressam a mente criativa do autor. As transformações (nem sempre positivas) vividas por Cuiabá, cidade onde passou a morar na adolescência; a morte abrupta de um jovem, vítima de afogamento; as aspirações e o final nada feliz de um cajueiro; os conflitos de integrantes de um grupo de teatro; um vilarejo onde o narrador caminha entre personagens que não pertencem mais ao mundo dos vivos são algumas das situações apresentadas pelo autor para atiçar a curiosidade do leitor.
Paulista de Marília, Wagton Douglas vem de uma família ligada ao comércio, mas logo percebeu que queria seguir o caminho das artes. Iniciou-se no teatro com a professora Marília Beatriz na escola técnica (atual Instituto Federal de Mato Grosso) e trabalhou com outros grandes representantes das artes cênicas de Mato Grosso como Liu Arruda, Glória Albuês e Luiz Carlos Ribeiro (na montagem do espetáculo “Rio abaixo, rio acima”).
Funcionário efetivo da Secretaria de Estado de Saúde, onde atua como técnico em Assuntos Culturais e Educacionais, Wagton se dedica à preparação dos chamados “doutores palhaços” junto com Eloá Pimenta, atriz e também servidora da SES-MT.
Escritor compulsivo, que prefere escrever à mão antes de levar o texto para a tela do computador, Wagton se diz influenciado por autores como Caio Fernando Abreu e Nélson Rodrigues. Porém, como contista cultiva estilo próprio, a ser conferido no livro “Histórias para bois e outros bichos dormirem”, a partir do próximo dia 6.
Serviço:
O que: Lançamento do livro “Histórias para bois e outros bichos dormirem”, de Wagton Douglas, com ilustrações do artista visual Márcio Aurélio dos Santos (Editora Z7)
Quando: Dia 6 de abril (quinta-feira), a partir de 19h30.
Onde: Sala Anderson Flores (Cine Teatro Cuiabá)

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here