27 C
Cuiabá
quinta-feira, 25 dezembro 2025
HomeGeralVárzea Grande é premiada em Maratona Nacional de Defesa dos Direitos dos...

Várzea Grande é premiada em Maratona Nacional de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos

Date:

Related stories

Trânsito no Portão do Inferno é liberado nas duas pistas após vistoria

Limpeza emergencial e monitoramento contínuo garantem retomada segura do...

CPF na nota pode render até R$ 100 mil para consumidores de MT

Compras feitas até 31 de dezembro garantem bilhetes para...

Chuvas interrompem trânsito no Portão do Inferno, na MT-251

Bloqueio preventivo segue protocolo de segurança após registro de...

Defesa pede internação de Bolsonaro para cirurgia autorizada pelo STF

Procedimento deve ocorrer no Hospital DF Star, em Brasília,...

Em sua 2ª edição, a maratona marcou os cinco anos do Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos, a Lei 13.460/2017.

A Ouvidoria da Prefeitura de Várzea Grande recebeu da Controladoria Geral da União (CGU), o troféu de 3º Lugar na Maratona Nacional de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, categoria 3 – municípios com população entre 100.001 e 500 mil habitantes.

O secretário de Governo de Várzea Grande, Ismael Alves, representou o prefeito Kalil Baracat em reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira (23/03), na sede do Executivo Municipal, juntamente com o superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Mato Grosso, Daniel Gontijo Motta.

“A gestão do prefeito Kalil Baracat prima pela transparência e aplicação dos recursos públicos e também coloca em primeiro lugar os serviços prestados ao cidadão. A Gestão tem fortalecido a Ouvidoria e a Controladoria, com o objetivo único de priorizar o várzea-grandense. Sabemos do nosso papel como servidor público e esse prêmio materializa todo esse esforço. Parabéns a toda equipe da Ouvidoria que transforma cada manifestação em importante ferramenta de gestão, recurso precioso para garantir um serviço de excelência. O ouvidor dimensiona cada demanda de forma a garantir o exercício da cidadania e, com isso, garantir um Estado Democrático de Direito”, disse o secretário.

Daniel Gontijo Motta explicou que a maratona foi promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias da OGU/CGU, e marcou os cinco anos do Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos, a Lei 13.460/2017. “Teve o objetivo de reforçar o poder transformador dos cidadãos por meio das ouvidorias, bem como mobilizar as ouvidorias públicas na interlocução entre o Estado e a sociedade”.

A ação consistiu na publicação de peças divulgadas nas redes sociais dos órgãos cujas ouvidorias participaram da competição, com utilização da hashtag “#essedireitoédetodos”. Além disso, as ouvidorias disponibilizaram o seu link de acesso, com o objetivo de levar aos usuários conhecimento acerca dos seus direitos e do papel das ouvidorias.

“A iniciativa visou ainda enfatizar a importância da produção e da divulgação da Carta de Serviços, que disponibiliza aos cidadãos informações sobre os serviços prestados pelas instituições e orientações de acesso sobre os compromissos de atendimento estabelecidos”, acrescentou o superintendente da Controladoria Regional da União em Mato Grosso.

Dividida em quatro categorias: 1 – municípios com população de até 20 mil habitantes; 2 – municípios com população entre 20.001 e 100 mil habitantes; 3 – municípios com população entre 100.001 e 500 mil habitantes e 4 – municípios com mais de 500 mil habitantes e ouvidorias estaduais, federais e do DF; a maratona premiou as três instituições de cada categoria que reuniram mais visualizações nas publicações da campanha.

“Ficamos em terceiro lugar na nossa categoria, com 1351 visualizações e essa premiação é gratificante para mim e toda a equipe. Também nos impulsiona a continuar nos aperfeiçoando e ser um canal de comunicação eficiente entre o poder público e a sociedade”, disse a Ouvidora do Município de Várzea Grande, Ivanilde Nogueira Ramos Vaz.

O controlador geral do Município, Edson Roberto Silva, destaca que, além desse resultado, a Ouvidoria tem se mostrado extremamente eficiente no seu trabalho cotidiano. “A Ouvidoria Cidadã atende todas as demandas da população, relativas às mais diversas secretarias. Nossa equipe está empenhada em garantir o direito do povo várzea-grandense de reivindicar melhorias, apontar problemas e sugerir soluções”, pontuou.

Também participaram da reunião Georgia Pompeo, coordenadora do Núcleo de Ouvidorias e Prevenção à corrupção da CGU em Mato Grosso e demais servidoras da Ouvidoria Cidadã de Várzea Grande.

Canais de Atendimento – Manifestações de denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões dos cidadãos pode ser feito de segunda a sexta, das 8h às 17h30, através dos seguintes canais: FalaBR – clique aqui para acessar; pelo e-mail ouvidoria@varzeagrande.mt.gov.br, pelos números (65) 98472-3140 (WhatsApp) e 0800 647 4142. Ou ainda, presencialmente ou por carta para o endereço: Avenida Castelo Branco, 2.500, Centro Sul, Várzea Grande – MT, CEP: 78125-900

Ouvidorias vencedoras:

Categoria 1 – “Ouvidorias públicas vinculadas a municípios com população estimada para 2021 de até 20.000 habitantes”: 

·                     1º lugar: Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Turvo/SP, com 10.406 visualizações;

·                     2º lugar: Prefeitura Municipal de Araputanga/MT com 2.445 visualizações; e

·                     3º lugar: Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste/SC com 866 visualizações. 

Categoria 2 – “Ouvidorias públicas vinculadas a municípios com população estimada para 2021 entre 20.001 e 100.000 habitantes”: 

·                     1º lugar: Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis/MT, com 80.615 visualizações;

·                     2º lugar: Prefeitura Municipal de Nova Odessa/SP, com 9.534 visualizações; e

·                     3º lugar: Câmara Municipal de Embu-Guaçu/SP, com 6.607 visualizações. 

Categoria 3 – “Ouvidorias públicas vinculadas a municípios com população estimada para 2021 entre 100.001 e 500.000 habitantes”: 

·                     1º lugar: Ouvidoria-Geral do Município Vitória da Conquista/BA, com 225.333 visualizações;

·                     2º lugar: Câmara Municipal de Itapevi/SP, com 14.699 visualizações; e

·                     3º lugar: Prefeitura Municipal de Várzea Grande/MT, com 1.351 visualizações. 

 Categoria 4 – “Ouvidorias públicas vinculadas a municípios com mais de 500.000 habitantes e ouvidorias vinculadas aos estados e ao Distrito Federal e ouvidorias públicas vinculadas a órgãos federais”: 

·                     1º lugar: Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, que alcançou 238.944 visualizações.

·                     2º lugar: Colégio Pedro II, com 110.821 visualizações; e

·                     3º lugar: Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco com 76.147 visualizações no total.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here