32 C
Cuiabá
domingo, 8 fevereiro 2026
HomeGeralVárzea Grande assina acordo de cooperação e se torna Centro de Referência...

Várzea Grande assina acordo de cooperação e se torna Centro de Referência Paralímpico em Mato Grosso

Date:

Related stories

Cuiabá inaugura Centro de Referência Paralímpico e amplia inclusão pelo esporte

Novo espaço no Ginásio Dom Aquino começa com festival...

Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina expõem impacto do aquecimento global

Com 85% da neve artificial, Jogos de 2026 evidenciam...

Adolescente agredido por piloto de automobilismo morre após 16 dias internado no DF

Caso de repercussão nacional termina com morte cerebral da...

Trump diz não ter visto trecho racista em vídeo com Obama, mas se recusa a pedir desculpas

Postagem foi apagada após críticas, inclusive de republicanos, e...

Termo foi assinado entre Prefeitura de Várzea Grande, Governo do Estado de Mato Grosso e Comitê Paralímpico Brasileiro. Objetivo é formar professores nas modalidades paralímpicas, e, formar atletas de alto rendimento, além de promover a inclusão social de crianças deficientes e suas famílias.

Várzea Grande já é Centro de Referência Paralímpico no Estado de Mato Grosso. Um acordo de cooperação foi assinado na tarde desta terça-feira, 07 de março, entre a Prefeitura de Várzea Grande, o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Governo do Estado de Mato Grosso.

Com o acordo, o Ginásio Poliesportivo “Júlio Domingos de Campos” (Fiotão), no centro de Várzea Grande, passa a ser sede desse Centro de Referência Paralímpico ofertando formação para professores nas modalidades paralímpicas e principalmente a prática esportiva de lazer e de alto rendimento. Já estão disponíveis sete modalidades para deficientes físicos, com objetivo final na formação atletas de elite.

“Objetivo é promover a cooperação técnica e o intercâmbio de informações, experiências e tecnologias, para a efetiva inclusão da pessoa com deficiência através da atividade física e esportiva. Seremos referência para outros municípios que quiserem aprender, formar professores e produzir atletas”, declarou o prefeito Kalil Baracat, ao assinar o acordo.

O Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves detalhou a participação de cada integrante na parceria. “O Comitê Paralímpico Brasileiro terá a responsabilidade de fornecer os materiais e preparar os professores. A Prefeitura de Várzea Grande fornecerá os espaços e os professores. Já ao Governo do Estado compete o repasse de recursos, que neste primeiro momento será de pouco mais de quinhentos mil reais para a compra de um ônibus que fará o transporte desses alunos deficientes da sua residência até o local de treinamento”, informou.

O Chefe do Executivo Municipal ainda pontuou que praticou esportes na adolescência e sabe da importância para a saúde, interação social e formação humana. “Joguei handebol, futebol de salão, futebol de campo, período que fiz grandes amigos para a vida toda. A atividade física é importante, pois ajuda na saúde, na formação do ser humano e dentro de casa com disciplina. Tenho esses valores e hoje como gestor público posso colocar em prática e oferecer um projeto como esse à nossa sociedade, agora especialmente, às pessoas com deficiências”, afirmou.

David Farias Costa, diretor técnico do programa paralímpico do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, esclareceu Várzea Grande já está apta a formar professores através de cursos gratuitos para profissionais de educação física da rede municipal, rede estadual e particular de ensino. “Queremos que a cada dia tenhamos uma educação física escolar inclusiva e assim automaticamente teremos uma chance maior de termos atletas de alto rendimento, mas acima de tudo que o esporte possa ser uma ferramnte efetiva de inclusão social”, explicou.

Silvio Fidelis, secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, lembrou em seu discurso, que inicialmente Várzea Grande sediou o festival paralímpico onde participaram no ginásio do Fiotão ao menos 150 atletas e crianças com deficiências e o município já oferece serviço especializado à este público.

“Já trabalhamos nas unidades educacionais e no Centro João Ribeiro, temos mais de 800 alunos deficientes atendidos com diversos serviços especializados. Então, esse acordo complementa esse trabalho, pois teremos grandes campeões, além de ser o esporte fundamental para as crianças e para a família delas”, disse o secretário.

O vereador Ícaro Reveles parabenizou em nome dos demais vereadores o Poder Executivo. “Sabemos que não é fácil trazer um projeto como este, temos certeza que é apenas o começo de um belíssimo trabalho, quero que vocês contem com a Câmara Municipal de Vereadores, pois é uma ação que trará frutos para o município de Várzea Grande que a partir de agora será referência no esporte paralímpico em Mato Grosso”.

Superintendente de Esportes de Várzea Grande, Jadir Pereira, lembra que as inscrições para a prática e formação esportiva de crianças e jovens deficientes já estão abertas. “Temos sete modalidades esportivas para este público, quem quiser realizar matrícula basta nos procurar de segunda à sexta-feira, em horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na área administrativa do Ginásio do Fiotão, ao lado terminal de ônibus André Maggi, centro de Várzea Grande”.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here