33 C
Cuiabá
domingo, 16 novembro 2025
HomeGeralOrientadores e técnicas sociais participam de capacitação continuada

Orientadores e técnicas sociais participam de capacitação continuada

Date:

Related stories

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Primeira Turma acolhe denúncia da PGR sobre atuação do...

PF investiga servidora da Caixa por fraude que causou prejuízo de R$ 500 mil a clientes no RJ

Operação cumpriu mandados de busca em Campos dos Goytacazes;...

Delegação de Cuiabá disputa Jogos Abertos Estaduais em Lucas do Rio Verde

Participação é resultado do fortalecimento das políticas esportivas implementadas...

A ação tem por objetivo, melhorar as habilidades e os conhecimentos das equipes que trabalham com crianças e adolescentes e idosos.

Orientadores e técnicas que atuam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – no trabalho que envolve crianças e adolescentes – participaram de uma capacitação continuada, a primeira realizada neste ano de 2023. A ação tem por objetivo, melhorar as habilidades e os conhecimentos das equipes que trabalham com esse público.

Como explica a Agente de Desenvolvimento Econômico e Social, Elzita Rodrigues da Silva Barros, essa capacitação ocorre a cada dois meses onde é organizada toda uma proposta de atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano. “Daí a importância de estarmos sempre alinhadas para desenvolvermos com eficiências os três eixos propostos, como a convivência social, o direito de ser e participação, além dos temas transversais. Nesta sexta-feira a capacitação envolveu as técnicas e orientadoras que trabalham com crianças e adolescentes. Já na segunda-feira será a vez dos colaboradores que atuam com os grupos de idosos”.

Elzita Barros destaca que o Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende, no município, 1.560 pessoas entre crianças, adolescentes e idosos, porém é necessário que 50% deste total seja de usuários de grupos prioritários.

A coordenadora da Proteção Básica, Bernadete Miranda disse que a capacitação continuada é também uma forma de ampliar o diálogo entre todos os agentes que operam no Sistema Único de Assistência Social – SUAS, propondo o direcionamento dos trabalhos a serem executados no ano em curso, mas também um momento de ouvir as demandas e as sugestões das pessoas que atuam no setor e que tem uma aproximação maior com os usuários.

“São as orientadoras e técnicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que realizam esse trabalho junto às famílias e as comunidades. Elas que atuam de forma mais intensa e conhecem as demandas de cada grupo atendido, por isso a importância de termos esses encontros, realizados a cada dois meses, para fazermos a discussão do que precisa ser melhorado ou ampliado” destacou a coordenadora.

Bernadete Miranda, disse ainda que a Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande trabalha em consonância com a Política Nacional de Assistência Social na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social.

Já a titular da pasta, Ana Cristina Vieira ressalta que o foco da gestão Kalil Baracat é garantir a oferta de ações assistenciais assegurando a qualidade dos serviços que são oferecidos aos usuários do SUAS. “Uma das determinações do prefeito Kalil e da primeira-dama e promotora de justiça, Kika Dorilêo Baracat, é que todas as pessoas que procuram as unidades sociais sejam acolhidas, e as suas demandas resolvidas”.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here