33 C
Cuiabá
domingo, 16 novembro 2025
HomeGeralCuiabá começa a aplicar a vacina bivalente contra Covid na próxima quarta-feira...

Cuiabá começa a aplicar a vacina bivalente contra Covid na próxima quarta-feira (1º)

Date:

Related stories

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Primeira Turma acolhe denúncia da PGR sobre atuação do...

PF investiga servidora da Caixa por fraude que causou prejuízo de R$ 500 mil a clientes no RJ

Operação cumpriu mandados de busca em Campos dos Goytacazes;...

Delegação de Cuiabá disputa Jogos Abertos Estaduais em Lucas do Rio Verde

Participação é resultado do fortalecimento das políticas esportivas implementadas...

Vacinação será realizada com os grupos estipulados pelo Ministério da Saúde

A campanha de imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente começa em Cuiabá na próxima quarta-feira, 1º de março. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (24), pelo prefeito Emanuel Pinheiro. “Recebemos nesta sexta-feira (24) a primeira remessa de doses da vacina bivalente. Ela fornece proteção contra a cepa original do coronavírus e contra a variante ômicron e foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para uso como dose de reforço em pessoas que tiverem sido imunizadas contra a Covid-19 com pelo menos duas doses das vacinas que já estavam sendo aplicadas, com intervalo de no mínimo quatro meses”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Na segunda (27) e na terça-feira (28) as equipes da Vigilância Epidemiológica vão fazer a distribuição dos imunizantes nas unidades básicas das quatro regionais além da regional rural. Deste modo, optou-se por começar a campanha na quarta-feira, para que todas as UBS recebam a vacina em tempo hábil e possam começar a aplicação na mesma data.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira revela que para este início de campanha, Cuiabá recebeu 11 mil doses da bivalente, que será utilizada para imunizar o primeiro grupo estipulado pelo Ministério da Saúde no Informe Técnico Operacional de Vacinação contra a Covid-19. “Nesta primeira fase, serão vacinadas pessoas a partir de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, a partir dos 12 anos e trabalhadores destas instituições, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, além de indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos também a partir dos 12 anos”, disse Valéria.

A vacinação de pessoas que vivem em instituições e seus servidores será feita nas próprias instituições pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde – SMS. As pessoas imunocomprometidas deverão apresentar o laudo da comorbidade na UBS para receber a dose.

“A Covid-19 é uma doença com a qual vamos conviver, assim como a Influenza. Por isso é importante nos mantermos sempre imunizados, seguindo as normativas do Ministério da Saúde. Sabemos que são vírus que estão sempre mudando, então, quanto mais gente imunizada, melhor para toda a população”, concluiu a coordenadora de Vigilância Epidemiológica.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here