26 C
Cuiabá
domingo, 14 dezembro 2025
HomeEntretenimentoGiovanna Ewbank se emociona ao revelar síndrome do filho Bless; entenda a...

Giovanna Ewbank se emociona ao revelar síndrome do filho Bless; entenda a condição

Date:

Related stories

Seduc premia professores destaques no ensino de inglês na rede estadual

Educadores vencedores do Prêmio Mais Inglês apresentam boas práticas...

Setasc alerta sobre golpe que usa nome do programa SER Família

Criminosos fazem falsas promessas de cestas natalinas e liberação...

Enchentes e deslizamentos deixam mais de mil mortos na Indonésia

Tempestades intensas provocam crise humanitária em Sumatra, com milhares...

A síndrome sensorial potencializa todos os sentidos do corpo humano; atriz chegou a acreditar que filho tinha autismo

A atriz Giovanna Ewnbank se emocionou no seu podcast “Quem pode, pod” ao revelar um diagnóstico de saúde do seu filho Bless.

Em conversa com Fernanda Paes Leme e com o apresentador Manoel Soares, a atriz contou que o menino de oito anos tem síndrome sensorial – uma condição em que todos os sentidos são potencializados.

Giovanna chegou a acreditar, inclusive, que por se mostrar aéreo em várias situações, o filho poderia ter algum grau de autismo.

Depois de inúmeras consultas com diferentes profissionais que negaram o autismo, uma médica diagnosticou a síndrome sensorial: “Ele ouve mais que nós todos, ele sente mais, o tato, que nós todos, ele sente mais cheiro do que todos”.

Bless, de oito anos, foi diagnosticado com síndrome sensorial / Reprodução/Instagram

A atriz, que é esposa do também ator Bruno Gagliasso, com quem tem mais dois filhos – Titi e Zyan – confessou que se sentiu culpada quando soube da condição, porque chegou a repreender e menosprezar os sinais de “alerta” que Bless demonstrava.

“Ele ouve mais que nós todos, ele sente mais, o tato, que nós todos, ele sente mais cheiro do que todos”

Giovanna contou que em certos contextos que pareciam normais, ele demonstrava um comportamento estranho: “Quando ele passava pela cozinha, falava ‘Ai que cheiro forte’, e eu falava “Para com isso, para de frescura. É só o cheiro da cebola”. Ele pisava na grama e falava ‘Me tira daqui, não quero pisar na grama’”.

Para que houvesse uma convivência adequada com a condição de Bless, a atriz explicou que foi necessário muito entendimento, observação e adaptação, tanto dela quanto do marido para entender que não era “frescura”: “Hoje o Bless vive com essa síndrome sensorial maravilhosamente bem”.

Ao final do tema, Giovanna deixou alerta para que os pais “vasculhem” e acreditem no que as crianças falam e como se expressam.

A síndrome

Embora não seja um tipo de autismo, a Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) é também muito comum em crianças com Síndrome de Asperger. Segundo explicou a atriz e apresentadora no podcast, o filho sente aumentados os estímulos visuais, sonoros e de paladar e tato.

(G1)

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here