Por Keka Werneck
Uma década de vida, eis um presente que não tem preço. Há 10 anos diagramadora de Cuiabá, Nara Regina, estava correndo risco de morte, mas recebeu um rim do irmão, José Nilton Cardozo.
“Gratidão eterna ao meu irmão e doador”, postou Nara. Ela usou suas redes sociais para marcar a data, agradecendo também a Deus, aos seus médicos nefrologistas e ao marido, Cláudio Castro.
“Hoje, com muito orgulho, comemoro 10 anos de transplante renal, com a doação do meu irmão, tudo funcionou bem desde as primeiras horas do transplante. Agradeço a Deus todos os dias por essa benção”.
Sendo assim, Nara não perdeu, nesses últimos 10 anos, o nascimento dos dois netos. “Minhas alegrias de viver”, diz ela.
Nara descobriu que sofria de insuficiência renal crônica em 2005. Precisava ser transplantada com urgência ou poderia ser o fim. Foi quando o irmão salvou sua vida.
Ela relata que, desde então, tem enfermidades devido às defesas vulneráveis, precisa respeitar regras diariamente para seguir firme, evitar sal e açucar e outros alimentos inflamatórios. Porém sua creatinina se mantém normal. Isso indica que os rins estão funcionando bem e o esforço está valendo a pena.
“O rim do meu irmão foi muito compatível comigo, mais até do que esperávamos. As maiores conquistas, com isso, foram voltar a trabalhar, o que muita gente transplantada não consegue, e minha independência. Foram 10 anos muito produtivos, sem hemodiálise, um ganho muito grande”. Só gratidão e esperança no futuro, agora caminhando para aposentadoria, para curtir ainda mais marido, os filhos e netos.


Nara adverte que a doença é extremamente silenciosa. Tem que ficar atento.
“Costumo dizer que os anjos e santos resolveram dar mais chance a essa criatura aqui e vamos em frente”.
Sintomas de doença crônica renal:
Em alguns casos não apresenta sintomas, mas as pessoas podem ter:
No corpo: fadiga, mal-estar, perda de apetite, pressão alta ou distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico (água e eletrólitos)
Também é comum: excesso de urina, incapacidade de se desenvolver, inchaço, líquido nos pulmões, perda de peso não intencional severa ou soluço.
