22 C
Cuiabá
terça-feira, 18 novembro 2025
HomeGeralSema e PM fazem operação de final de ano para coibir a...

Sema e PM fazem operação de final de ano para coibir a pesca ilegal em MT

Date:

Related stories

Brasil e Paraguai retomam em dezembro negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu

Encontro entre chanceleres também tratou de relatório da Abin...

Brasil defende legado da COP30 com foco na transição energética, fim do desmatamento ilegal e valorização das florestas

Geraldo Alckmin destaca compromisso global com energia renovável, sociobioeconomia...

Inep divulga resultado preliminar da análise de diplomas do Revalida 2025/2

Participantes podem entrar com recursos até sexta-feira; candidatos sem...

Festival de Robótica reúne estudantes da rede estadual e destaca projetos com inovação e impacto social

Mostra Científica apresenta 20 equipes com soluções tecnológicas, foco...

Ricardo Maurício elogia estrutura de Cuiabá após vencer primeira corrida noturna da Stock Car

Piloto destaca iluminação inédita do Autódromo Internacional de Mato...

A pesca segue proibida nos rios do estado até o dia 2 de fevereiro de 2023

A Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com a Polícia Militar, realiza nas duas últimas semanas do ano de 2022 a operação “Boas Festas”, que intensifica a fiscalização ambiental nos rios de Mato Grosso para coibir a pesca ilegal durante o período da piracema.

A operação começou no dia 19 de dezembro e vai até o dia 3 de janeiro de 2023. Na primeira semana, as equipes da Sema abordaram aproximadamente 280 pessoas, 117 veículos e oito embarcações. Houve a apreensão de 9 redes e uma tarrafa, que estavam sendo utilizadas para a pesca predatória no Rio Cuiabá.

A atuação tem o objetivo de prevenir a prática da pesca durante o período em que a prática é proibida, e garantir a permanência dos peixes nos rios para reprodução. O defeso da piracema segue até o dia 2 de fevereiro de 2023.

O coordenador de Fiscalização de Fauna, Alan Assis Silveira, destaca que as equipes continuam em campo com as atividades repressivas e atendimento das denúncias, seja em dias úteis, feriados ou datas comemorativas.

“As equipes estão atuando tanto na semana do natal, quanto na virada do ano, para patrulhamento terrestre e embarcado, realizando também barreiras móveis, fiscalização em estabelecimentos comerciais para conferir o estoque de pescado declarado, e também no atendimento a denúncias”, explica.

Fiscalização ambiental
Créditos: Sema-MT

Na primeira semana, mais quatro estabelecimentos de pescado e isca viva foram fiscalizados. Desde o início do período da piracema, a Sema-MT já fiscalizou mais de 80% dos estabelecimentos, somando mais de 40 mil kg de pescado. Com a comprovação de que os peixes foram pescados fora do período proibitivo, o empreendimento pode continuar comercializando o pescado.

Foram apreendidos 47,6 kg de pescado e um veículo, após o condutor tentar fugir da fiscalização e abandonar o veículo. Os bens apreendidos foram conduzidos para a Delegacia Especializada do Meio Ambiente para providências. O suspeito foi identificado e multado no valor de R$ 15.952.

O coordenador destaca ainda que a atuação em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental possibilita a ampliação da área de atuação e a proteção à fauna, em especial, na fiscalização dos recursos pesqueiros na região do Pantanal.

Denúncias

Quem se deparar com algum crime ambiental deve denunciar por meio dos telefones 0800 065 3838, WhatsApp (65) 99321-9997 ou comparecendo em uma das nove diretorias regionais ou sede da Sema em Cuiabá. 

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here