24 C
Cuiabá
domingo, 8 fevereiro 2026
HomeSem categoriaFilme documental sobre Barão de Melgaço será exibido na TV aberta neste...

Filme documental sobre Barão de Melgaço será exibido na TV aberta neste sábado (19)

Date:

Related stories

Cuiabá inaugura Centro de Referência Paralímpico e amplia inclusão pelo esporte

Novo espaço no Ginásio Dom Aquino começa com festival...

Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina expõem impacto do aquecimento global

Com 85% da neve artificial, Jogos de 2026 evidenciam...

Adolescente agredido por piloto de automobilismo morre após 16 dias internado no DF

Caso de repercussão nacional termina com morte cerebral da...

Trump diz não ter visto trecho racista em vídeo com Obama, mas se recusa a pedir desculpas

Postagem foi apagada após críticas, inclusive de republicanos, e...

O longa-metragem será exibido pela TVCA, às 23h55, no Supercine, logo após o programa Altas Horas

Barão de Melgaço – O bretão cuiabanizado Augusto Leverger, filme documental dirigido por Leonardo Sant’Ana, com produção executiva de José Paulo Traven, entra para a programação da TV Centro América e será exibido neste sábado (19), às 23h55, no Supercine, logo após o programa Altas Horas.

De acordo com Paulo Traven, o longa-metragem conta a trajetória do militar franco-brasileiro, destaque na Guerra do Paraguai e presidente da província de Mato Grosso em várias ocasiões.

“Trata-se de um trabalho primoroso que integra cinema e animação em uma produção documental, em memória aos 140 anos da morte de Augusto Leverger – patrono na Academia de Letras e no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso”.

Traven explica ainda que para isso, foram entrevistados historiadores e pesquisadores como João Carlos Vicente Ferreira, Suely da Costa Campos, João Antônio Lucídio, Eduardo Mahon, Elizabeth Madureira, Maria Adenir Peraro e Ernesto de Sena.

“Em 93 minutos, os entrevistados destacam fatos e curiosidades sobre o Barão de Melgaço, que foi também historiador e geógrafo e tinha entre seus principais interesses a hidrografia. Ele foi a figura mais importante da literatura mato-grossense de sua época e aumentou sua coleção de prêmios, condecorações e honrarias com o título de Barão de Melgaço, concedido pelo Imperador Dom Pedro II, em 1865, colocando-o no mesmo patamar do Barão de Rio Branco e de Mauá”, conta Traven.

Barão de Melgaço – O bretão cuiabanizado Augusto Leverger foi viabilizado por meio de Emenda Parlamentar destinada em 2017 pelo deputado Alan Kardec e é uma realização da Associação Mato-grossense de Inclusão Sócio Cultural/ AMISCIM e produção Terra do Sol filmes, Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here